Início » Acontece » Festa de Frei Damião segue até domingo em Caruaru
Reprodução internet

Festa de Frei Damião segue até domingo em Caruaru

Após 21 anos de sua morte, Frei Damião está mais vivo do que nunca na mente e no coração de seus devotos. A prova disso é que há seis anos um ritual religioso reúne milhares de fiéis em memória do capuchinho, em Caruaru. Trata-se da Festa de Frei Damião, que teve início nessa quinta (17,) e se segue até domingo (20), no Convento e no Memorial que leva o nome do criador das santas missões, na comunidade do Juriti, às margens da BR-104, zona rural.

A programação deste segundo dia, no Convento, começa às 14h com confissões e às 19h30 tem missa em memória de São Félix. No sábado (19), às 16h, acontece Chá Filosófico, no salão do Convento, com o tema ‘A figura de Frei Damião no imaginário popular’. O ponto alto será a presença de dr. Blancard Torres, pneumologista que cuidou do missionário, que fará palestra sobre como foi ter Frei Damião como paciente, enquanto esteve internado no Hospital Português, em Recife, e como surgiu a amizade entre os dois. No domingo (20), as atenções estarão voltadas para o Memorial, quando às 6h partirá do Convento uma caminhada com direção ao local. Às 8h acontece recital do terço seguido de momento cultural ‘recordando as santas missões’, com a participação do Grupo Irmãos da Fé. Às 10h, o bispo diocesano dom Bernardino Marchió preside missa.

Para o frei Jociel Gomes, responsável pelo processo de canonização de Frei Damião, é grande a expectativa de público para o evento, que atrai pessoas de várias cidades circunvizinhas, bem como da Região Metropolitana do Recife e até de outros Estados. “O nosso objetivo é manter viva a memória de um grande homem que doou 66 anos de sua vida a evangelização e a pregação da palavra de Deus aqui do Nordeste. Se hoje enfrentamos dificuldades, imagina o que ocorreu com Frei Damião, com relação a trocar o clima frio da Itália pelo calor do Nordeste e conviver com um novo idioma”, comenta.

Ainda segundo frei Jociel o processo está em fase final e até o final deste ano deverá ser aprovado da Comissão de Cardeais e Bispos do Vaticano para, em seguido, ter seu parecer apresentado ao papa Francisco. A expectativa é que ele declare Frei Damião Venerável, ou seja, reconhecer que o missionário viveu em grau heróico às virtudes cristãs. Após essa etapa, ficará faltando o reconhecimento do milagre atribuído ao capuchinho para que o papa o declare beato.

Curta e Compartilhe!
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com