• blogdajaciara

Alepe recebe homenagem pelo trabalho realizado no combate à Covid-19



O trabalho de instituições públicas no combate à Covid-19 foi reconhecido pela Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes, a mais importante concedida pelo Governo do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, do PP, foi um dos agraciados na solenidade realizada na noite desta segunda, no Palácio do Campo das Princesas. A comenda tem por objetivo reconhecer pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram por méritos excepcionais ou relevantes serviços prestados ao Estado.

Neste ano de 2021, as ações relacionadas à pandemia do coronavírus foram os principais aspectos analisados pelo Poder Executivo. É o que explica o secretário da Casa Civil, José Neto. “Essa pandemia mundial, essa crise sem precedentes, o que torna ainda mais representativa a concessão desta medalha neste ano. Então, todas as personalidades que hoje foram aqui agraciadas, foram extremamente merecedoras dessa distinção, não só a pessoa física como as instituições que muito colaboraram para poder ajudar todo o Estado de Pernambuco.”


O presidente do Poder Legislativo, deputado Eriberto Medeiros, agradeceu a concessão da honraria. Ele afirmou que a Alepe trabalhou em conjunto com outras instituições públicas para prestar o melhor serviço possível no contexto pandêmico. “Essas instituições tiveram a sensatez, a responsabilidade de estarem unidas nas decisões, nas medidas necessárias, e a Assembleia Legislativa teve a oportunidade, da necessidade de alteração na legislação, de dar essa contribuição de forma célere, rápida.”


Na mesma linha, o governador Paulo Câmara agradeceu o apoio dos demais Poderes frente aos desafios da pandemia, especialmente devido à falta de liderança do Governo Federal. “O Poder Executivo Federal tentou, de várias formas, além de negar fatos, sonegar dados de suma importância para a compreensão e o enfrentamento da Covid. Centenas de milhares de vidas foram interrompidas brutalmente, e o Governo Federal não apenas se omite no seu dever de proteção à vida, como também confunde a população.”


A Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes remete à insurreição dos pernambucanos contra o domínio holandês em batalhas travadas em 1648 e 1649, no Monte dos Guararapes, em Jaboatão, na Região Metropolitana. Além do Poder Legislativo, os presidentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco, do Tribunal de Contas do Estado e o Procurador-Geral de Justiça também receberam a comenda.