• blogdajaciara

Assassinato de líder sindical de policiais militares e 2º ano sem Carnaval motivam pronunciamento



O risco de desmobilização de blocos e agremiações e o impacto do segundo ano sem Carnaval na vida das pessoas e na economia preocupam o deputado João Paulo, do PC do B. Em pronunciamento na Reunião Plenária desta quarta, na Assembleia Legislativa, o parlamentar avaliou que o auxílio do ciclo carnavalesco, aprovado na semana passada para ser pago pelo Governo do Estado, é insuficiente, e deve ser complementado com outras ações que garantam a sobrevivência dos profissionais envolvidos, e também da riqueza da festa.


“São medidas importantes e necessárias, mas ainda insuficientes diante do baque previsto para toda a cadeia produtiva, incluindo aquelas pessoas cuja participação na festa para obtenção de renda se dá pelo mercado informal, um grande contingente humano está nesta categoria.” João Paulo também registrou a participação como representante do Poder Legislativo na primeira reunião do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Pernambuco.


José Queiroz, do PDT, comemorou a escolha do deputado federal Wolney Queiroz, do mesmo partido, para liderar a oposição na Câmara dos Deputados, em Brasília. Também registrou licitação para construção do novo Centro de Hemodiálise do Agreste, com 62 leitos, anexo ao Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, no Agreste Central.


Antônio Moraes, do PP, pediu a reativação da patrulha rural para a Zona da Mata Norte pernambucana. Segundo o parlamentar, a região tem sofrido com assaltos constantes, por bandidos que agem de forma violenta.


Priscila Krause, do Democratas, denunciou a existência de 19 mil unidades do antibiótico cefepima 1g, com vencimento para 30 março próximo, nos almoxarifados da Prefeitura do Recife e da Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a parlamentar, o fármaco faz parte das compras realizadas pelo município do Recife entre os meses de março e maio de 2020, primeiro ano de pandemia, e que são alvo de investigações do Tribunal de Contas e da Polícia Federal por supostos indícios de superfaturamento, superdimensionamento e uso de empresas de fachada.


Isso é um absurdo, isso é um crime contra a saúde pública, e nós estamos hoje notificando e denunciando ao Ministério Público Federal, Controladoria da União, Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público de Pernambuco para que tomem ações emergenciais e rápidas para que se dê o uso adequado para pelo menos esses medicamentos que estão nesses almoxarifados, cerca de 20 mil unidades do antibiótico cefepima que perderão a validade no dia 30 de março”.


O assassinado do presidente da Associação de Cabos e Soldados, Albérisson Carlos, morto com cinco tiros na semana passada, é uma afronta aos profissionais da segurança pública e ao Estado, na avaliação de Erick Lessa, do PP. “Não é apenas a execução de um cidadão. Não que não seja importante esse tipo de caso, mas é a execução e a afronta da criminalidade à instituição que o presidente Albérisson representava, a Associação de Cabos e Soldados, com mais de 10 mil policiais, mais de 10 mil praças, e também à Polícia Militar do Estado de Pernambuco”.


Ele acredita que se deve discutir a reformulação do Pacto Pela Vida, com participação da Comissão de Segurança Pública da Alepe. O parlamentar pediu a abertura de negociação do Governo de Pernambuco com suas polícias sobre salários e condições de trabalho, e também fez um apelo pela reintegração de Albérisson ao quadro da Polícia Militar, o que vinha sendo discutido na Justiça, para garantir o amparo previdenciário à família.


Tony Gel, do MDB, sugeriu que a área adquirida pelo Governo do Estado, em 2015, para a transferência da Feira de Caruaru, no Agreste Central, e que está sem uso há sete anos, seja destinada à instalação de um novo módulo para o distrito industrial. O parlamentar acredita que o aumento da oferta hídrica, com a inauguração de barragens, deve impulsionar novos empreendimentos na área têxtil.


Na Ordem do Dia, os deputados estaduais votaram indicações e requerimentos.