• blogdajaciara

Carlos Paiva lança livro de poesia declarando amor à Caruaru




“O Rio A Cidade O Tempo O Mundo” é o título do livro de poesia que será lançado pelo escritor Carlos Paiva, no dia 19 de maio, às 19h30, no auditório 2 do Campus 1 do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita). O lançamento da obra literária está no contexto da semana do aniversário de 165 anos de Caruaru e tem o apoio da universidade, do Instituto Histórico de Caruaru (IHC) e da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil).


Trata-se de uma declaração de amor à cidade, ao seu povo, à cultura, ao Alto do Moura e ao Rio Ipojuca, onde o autor utiliza-se da sensibilidade para “gritar” sua paixão pelo que viveu e vive desde 1988, ano em que trocou sua terra natal, Recife, pela Capital do Agreste. Nas 141 páginas, o autor se propõe a levar os leitores a uma verdadeira viagem àquela Caruaru que lhe acolheu como filho adotivo, através dos versos de sua poesia reflexiva num imaginário álbum de fotografias.


Além de presentear Caruaru com o lançamento do livro, que foi escrito nos últimos dois anos, a obra provoca a sociedade ao questionar o que estamos fazendo com o Rio Ipojuca? “O Rio, infelizmente, ainda é muito subestimado não só pela população, mas também pelo poder público. Mas sem o Ipojuca, provavelmente não existiria Caruaru. Esse livro é basicamente uma espécie de acusação com o que estamos fazendo com ele, que resiste em respirar”, comentou Paiva.


A programação consta de colóquio cultural com o autor e a participação do historiador Walmiré Dimeron e do jornalista Almir Vila Nova (âncora do AB1 da TV Asa Branca), seguido de interação com convidados e alunos (como atividade universitária complementar), dos cursos da área de Humanas do Centro Universitário.



O prefácio é do historiador e editor Walmiré Dimeron, que também assina a produção executiva através da WDimeron. Já o projeto gráfico é do ModPix Studio, ilustrações de Cezar Siqueira e capa e diagramação de Wilson Morais. A impressão do livro é da CEPE - Companhia Editora de Pernambuco.


Sobre o autor – Carlos Paiva é natural de Recife, onde formou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sua vida profissional foi no Sebrae-PE, tendo atuado nas unidades da Capital, Garanhuns e Caruaru. Teve seu trabalho reconhecido por várias oportunidades, a exemplo do Executivo do Ano, pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, em 2000, e o Prêmio Raimundo Ferreira de Empreendedorismo, concedido por entidades representativas da classe empresarial de Caruaru, em 2003.


Serviço:

Lançamento do livro “O Rio A Cidade O Tempo O Mundo”, de Carlos Paiva

Data: 19.05.2022

Horário: 19h30 (impreterivelmente)

Local: Asces/Unita – Campus 1 – Auditório 2 (Av. Portugal, 584 – Bairro Universitário


Crédito fotos: Photo Shopping