top of page

Caruaru inicia nas escolas mobilização educativa de enfrentamento ao Aedes Aegypti



Os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, de Caruaru, participaram da primeira ação de combate ao Aedes Aegypt do município, realizada por meio do Programa Aprender com Saúde - gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Educação de Caruaru (Seduc). A atividade aconteceu na área externa da instituição, nessa segunda (26), e foi o “Dia D” de uma mobilização nacional de combate ao mosquito nas escolas, proposto no último webnário realizado pelo Ministério da Saúde, no dia 21 deste mês, para o Programa Saúde nas Escolas (que no município é chamado de Aprender com Saúde).

 



Foi a oportunidade dos pequenos aprenderem, na prática, as atitudes que devem ser tomadas em casa e repassadas para a comunidade, de como prevenir os focos do mosquito. Edmilson Eduardo da Silva Filho, de 11 anos, do 6º “A”, aprendeu e disse que já pode até ensinar. “Dentro da caixa d’água, eles (mosquitos da dengue) também podem ser encontrados”, destacou o estudante, que se comprometeu em repassar as recomendações para os pais e os vizinhos: “Evitar deixar pneus no quintal de casa, manter o quintal limpo e também os bebedouros dos animais”, ensinou.




 

Os ensinamentos foram repassados pelos agentes de combate às endemias, da equipe da Vigilância Ambiental do município, junto com a equipe E-Multi, da Rede de Atenção Básica municipal. “O intuito é estimular e conscientizar os alunos sobre o compromisso de serem multiplicadores e repassar os ensinamentos através de palestras, vídeos educativos, entre outras ações destinadas ao combate do vetor da doença”, enfatizou a coordenadora do Programa Aprender com Saúde, Catarina Souza.

 



As próximas ações acontecerão em mais 20 escolas, no mês de março. A proposta do Aprender com Saúde é que o tema seja trabalhado durante todo o ano de 2024, nas ações do programa.



Comments


bottom of page