• blogdajaciara

Comissão de Segurança Pública aprova criação de Delegacias da Mulher em Olinda, Palmares e Arcoverde



Um projeto de lei que acrescenta três delegacias de prevenção e repressão aos crimes contra a mulher na estrutura organizacional da Polícia Civil de Pernambuco foi aprovado, nesta segunda, pela Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa. As novas unidades deverão ser implantadas em Olinda, na Região Metropolitana, Palmares, na Mata Sul, e Arcoverde, no Sertão do Moxotó.


A escolha desses locais levou em consideração critérios objetivos, como tamanho da população e planejamento do atendimento especializado por Áreas Integradas de Segurança, de acordo com a justificativa dada pelo autor da matéria, o Poder Executivo. Ainda conforme mensagem encaminhada pela governadora em exercício, Luciana Santos, as delegacias especializadas possuem melhor capacidade no acolhimento às vítimas, na orientação sobre os direitos, e no estímulo às denúncias das agressões. Tudo isso ajuda na quebra do ciclo da violência e no combate ao feminicídio.

O Colegiado também deu parecer favorável à afixação de cartazes para divulgar canais de denúncia de violência contra mulheres, crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência nos veículos de transporte por aplicativo. O projeto de lei é do deputado William Brígido, do Republicanos, com substitutivo da Comissão de Administração Pública.