• blogdajaciara

Filme de Caruaru selecionado no Festival de São Petersburgo

O curta-metragem caruaruense, “O Último Aviso”, acaba de ser selecionado no Festival de São Petersburgo/Rússia. Recentemente, o filme teve sua estreia internacional no Tagore International Film Festival (TIFF), da Índia. As gravações aconteceram entre os dias 23 e 30 de janeiro de 2021, com direção e roteiro de Eryka Vasconcelos e a direção de arte e produção de Túlio Beat.


“O curta é uma ficção que narra a história de uma jovem que é esquizofrênica. Desta forma, o filme dispõe de uma dramaticidade, suspense e terror, postos pela protagonista, que vive submersa num mundo criado por ela mesma, o que a faz mergulhar em uma profunda solidão”, relata a diretora Eryka Vasconcelos.

Além disso, a diretora diz que este filme é importante e relevante porque busca incentivar todas as mulheres a terem um contato direto e/ou indireto com o audiovisual, despertando a criação na área cinematográfica da região, visto que tem roteiro e direção vindos de uma mulher nordestina, do interior de Pernambuco, que apresenta uma proposta que foge aos roteiros de terror tradicionais. E este projeto audiovisual tem o objetivo de trazer à tona discussões sobre abandono de mulheres, vínculos familiares fragilizados, a juventude perante a sociedade e a questão da esquizofrenia.


“O Último Aviso” foi realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc (LAB PE), Lei Federal N° 14.017/2020, Decreto Federal N° 10.464/2020 e o Decreto Municipal 104/2020, com apoio da Prefeitura Municipal de Caruaru e Governo do Estado de Pernambuco.


Eryka Vasconcelos é produtora cultural, diretora, roteirista, atriz (cinema e teatro), poetisa, cronista, contista, escritora, palhaça, integrante do grupo cultural Cia Bacurau, faz parte da RIPA (Rede Interiorana de Produtores, Técnicos e Artistas de Pernambuco), e é associada à ABD/APECI (Associação Brasileira de Documentaristas de Pernambuco/Associação Pernambucana de Cineastas).


Ficha técnica:

Direção de fotografia: Edvaldo Santos

Som direto: Jucineide Santos

Figurino e Maquiagem: Paulo Conceição

Still: Petryk Lucas Soares Galindo

Elenco: Bruna Santos

Participação: Fabiane Lima Nazario