• blogdajaciara

HRA e Asproma firmam parceria para reciclagem de material plástico




Com o objetivo de melhorar as práticas ambientais, o Hospital Regional do Agreste (HRA), através da Gerência de Resíduos em Serviços de Saúde (GRSS), firmou parceria com a Associação Protetora do Meio Ambiente (Asproma) para recolher e reciclar o plástico dos frascos de soro utilizadas pela unidade.


Anteriormente, a Asproma recolhia papelão e outros recicláveis; em abril, a nova ação foi implantada, cestos de coleta foram instalados em pontos estratégicos e os colaboradores dos setores receberam orientações para o descarte correto, ajudando a preservar o meio ambiente. Neste primeiro trimestre de parceria, já foram recolhidos 709 quilos de frascos de soro, que poderiam poluir ainda mais o solo, pelo seu alto tempo de decomposição.


De acordo com Veruscka Andrade, coordenadora da GRSS, esta é uma ação que precisa ser ampliada e multiplicada além da unidade hospitalar. “Precisamos ter consciência que o plástico leva, em média, 400 anos para se decompor e o nosso planeta já está além do limite da sua capacidade. Temos um volume considerável de uso de material plástico e, através da Asproma, fazemos o descarte correto das embalagens. Esse é um exemplo que pode e deve ser seguido em outros ambientes de trabalho e, também, nas casas, para que todos ajudem a preservar o meio ambiente”, explicou.