• blogdajaciara

Iphan anuncia Ciranda como Patrimônio Imaterial do Brasil


A Ciranda do Nordeste ganhou o título de Patrimônio Imaterial do Brasil. A aprovação foi anunciada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nessa terça-feira (31).


A ciranda é uma manifestação cultural que envolve dança, música e canto. Ela ocorre em Pernambuco e na Paraíba. As pessoas se reúnem em uma roda e marcam o ritmo determinado por instrumentos de percussão.


O pedido para registro da Ciranda do Nordeste no Iphan foi feito pelo então governador Eduardo Campos, em 2014, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). As entidades são responsáveis pela produção do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC).


Os documentos foram elaborados entre novembro de 2012 e maio de 2014. Pesquisadores fizeram relatório e documentário em vídeo e elaboraram fichas de identificação e registros audiovisuais e um dossiê. Eles localizaram informações sobre 28 grupos de ciranda em Pernambuco.


Em 2019, o estado realizou outra ação para assegurar o registro, fazendo a coleta de assinaturas durante a Feira de Artesanato (Fenearte), que homenageou a ciranda.


Fonte: g1.globo.com