• blogdajaciara

Nota conjunta sobre o Polo de Confecção

Representantes do Polo de Confecções do Agreste se reuniram na terça-feira (1º), em Caruaru, com o objetivo de analisar o cenário regional e traçar perspectivas de transformações em meio à realidade imposta pela pandemia da Covid-19.

Responsável pela geração de mais de 250 mil empregos, o conglomerado de iniciativas produtivas é uma matriz econômica que irradia desenvolvimento no Estado de Pernambuco. Diante do decreto estadual que restringe as atividades econômicas até o dia 06 de junho, o setor enfrenta impactos financeiros, os quais se refletem na vida de milhares de famílias. Tendo em vista a necessidade de minimizar as dificuldades e respeitando o processo de sazonalidade das feiras, entendemos que o retorno da comercialização de produtos de confecção deve ocorrer a partir da segunda-feira (07), imediatamente após a conclusão do decreto por ora em vigor. Essa avaliação leva em conta diversos fatores, a exemplo da movimentação financeira de cada município e a cadeia produtiva que integra os mais variados processos. Outro fator preponderante é o calendário de maior movimentação das feiras, tendo em consideração a proximidade da data 12 de junho, que promove um natural aquecimento da economia, em virtude da comemoração do Dia dos Namorados. Outro elemento é que, durante o mês de junho, a cultura local implica em uma maior demanda por trajes típicos, mesmo sem a realização dos grandes eventos juninos pelas prefeituras dos municípios nordestinos.

Ainda ressaltamos a adoção e aumento de fiscalização das medidas sanitárias nos espaços de comercialização, com o incentivo ao uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social.


Também nos comprometemos a participar da reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco na quarta-feira (02/06), para debater e deliberar acerca do assunto, reiterando nosso posicionamento à representante do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19, a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça.

Cientes da compreensão acerca do momento atual e contando com a sensibilidade do Comitê Gestor de Enfrentamento à Covid-19, salientamos que estamos à disposição para a cooperação e união para, juntos, vencermos esses desafios.

Camilo Brito – Parque das Feiras de Toritama José Gomes Filho (Menininho) – Moda Center Santa Cruz Pedro Moura – Associação dos Sulanqueiros Erick Lessa – Deputado Estadual, Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe

14 views0 comments