• blogdajaciara

Pacto pela Vida é tema de livro


A doutora e professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Pernambuco (UFPE), Edilene Maria da Silva, lançará o livro Dados e Informação como Ativos para Gestão por Resultados, às 19h desta quinta-feira (27), no canal do YouTube da UFPE. Participam como convidados o secretário de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Alexandre Rebêlo; a professora da Universidade de São Paulo (USP), drª. Gisele Craveiro e a secretária da SEPLAG, Pamela Alves/Prefeitura do Recife. A mediação será da professora da UFPE), a drª. Sandra Siebra. O livro tem 249 páginas e está à venda no site da Appris Editora (www.editoraappris.com.br


A gestão de dados e informações públicas, através da ciência da informação, foi objeto de estudo da profa. Edilene Silva. O trabalho apresenta o case da gestão de dados e das informações que auxiliam o monitoramento e avaliação do Pacto pela Vida, política de segurança do estado de Pernambuco implantada em 2007.

O ex-governador Eduardo Campos, em parceria com atores institucionais, estabeleceu a meta anual de 12% de redução de crimes violentos, e para alcançar este objetivo foram criadas estratégias, dentre elas: o monitoramento sistemático dos indicadores desta política. Foi analisada a gestão dos dados e das informações que ajudam a alimentar os indicadores e os gestores públicos de nível estratégico a tomarem decisões mais rápidas com relação aos rumos dessa política.


Edilene detalha desde o processo de coleta de dados, nas delegacias, até todo o processamento e tratamento desses dados. Da informação para o conhecimento e tomada de decisões. "O leitor adentra na complexa teia da administração do estado de Pernambuco e da gestão de Dados e Informações do Pacto pela Vida, mescla de estratégias e práticas de negociação, mediação, articulação e disseminação de informação, entremeadas pelo exercício dos poderes instrumentais, estruturais, simbólicos e informacionais”, destaca a autora. "Esses poderes dão o tom da administração, em especial, o poder informacional transversal aos demais."


Sobre a autora: Edilene Silva é professora, com Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação pela UFPB. Doutorado-Sanduíche na University of Wisconsin-Milwaukee, USA. Também é Especialista em Gestão da Informação e Bacharel em Biblioteconomia. Acumula 15 anos de experiência como servidora pública, atua como professora dos cursos de graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação do Departamento Ciência da Informação da UFPE.