• blogdajaciara

Prefeitura e catadores assinam termo de cooperação de coleta seletiva


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, e a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Caruaru (ACRSC) assinaram termo de compromisso para a cooperação técnica na triagem de materiais recicláveis, a fim de implementar e reforçar a coleta seletiva no município.


Com isso, catadores de associações e cooperativas de reciclagem, sem fins lucrativos, poderão atuar no galpão de triagem, credenciados, com acesso a equipamentos, máquinas, segurança e demais benefícios do local, que é específico para processos de manuseio dos resíduos.


A parceria, já em funcionamento, incrementou cerca de 60 trabalhadores atuando na coleta seletiva municipal, com manuseio de materiais oriundos da própria coleta seletiva, ecoestações e demais ações de limpeza promovidas pela gestão pública. Além disso, foi ampliado em 87% o número de toneladas coletadas diariamente, passando de cerca de oito toneladas para, aproximadamente, 15 toneladas por dia.


De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, a iniciativa tem o objetivo claro de fortalecer as associações, gerando emprego e renda. “É importante valorizar o trabalho dos catadores, que são fundamentais para a limpeza urbana e diminuição dos impactos ambientais do lixo produzido na cidade”, explica.