top of page

Combate à fome: Raquel Lyra inaugura Cozinha Comunitária em São Vicente Férrer



Fortalecendo a política de combate à fome no Estado, a governadora Raquel Lyra Lyra inaugurou, nesta segunda-feira (30), a primeira Cozinha Comunitária do município de São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional. Este é o 20⁰ equipamento entregue pelo Governo nesses dez meses de gestão e tem capacidade para servir 200 refeições diárias para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a chefe do Executivo estadual fez o descerramento da placa e conheceu a unidade localizada no centro do município.


A gestora ressaltou que a entrega é resultado de articulação com os prefeitos pernambucanos. "Estamos superando os desafios de um estado que passou muito tempo sem o investimento devido em áreas muito importantes. Para chegarmos à vida de cada pernambucano, precisamos trabalhar em conjunto com os prefeitos e nós estamos fazendo isso. As cozinhas comunitárias fazem muita diferença na vida das pessoas, sobretudo aquelas que estão em vulnerabilidade", destacou Raquel Lyra.


A moradora Iara Félix de Lima, 35 anos, é beneficiária do Bolsa Família e conta que a cozinha irá contribuir para garantir as três refeições para seus cinco filhos. "Nem sempre eu consigo fazer bico. Mas agora eu sei que, independente de conseguir ou não, eu vou ter onde buscar quando precisar", disse. A iniciativa faz parte do compromisso firmado pelo Governo de Pernambuco em fortalecer a rede de cozinhas comunitárias por todo o Estado.


O prefeito de São Vicente Férrer, Marcone Santos, destacou a importância da iniciativa. "Cada cidadão vicentino tem profunda gratidão pela governadora. A cozinha comunitária irá chegar naqueles mais necessitados, que precisam de alimento diariamente", comentou.


Para cofinanciar a abertura e a manutenção de 101 novas cozinhas, o Governo de Pernambuco triplicou a pactuação de verba (R$ 29,2 milhões) para os municípios em 2023, comparado ao executado no ano de 2022 (R$ 10,9 milhões). As cozinhas comunitárias, cofinanciadas pelo Governo do Estado e administradas pelas prefeituras municipais, são destinadas à preparação e distribuição gratuita de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No total, o Estado conta com 75 cozinhas em funcionamento.


"Essa inauguração é mais uma prova do compromisso da governadora no combate à fome e em demonstrar que está perto do povo e olha para aqueles que mais precisam", destacou o deputado estadual Antônio Moraes. "A cozinha irá ajudar a dignificar a vida daqueles que tanto necessitam. Ficamos felizes, pois nenhuma política pública é tão importante como colocar comida na mesa do povo. Esta gestão valoriza as pessoas e, por isso, tem toda nossa gratidão", pontuou o deputado federal Lula da Fonte.


Há dez anos trabalhando como cozinheira, Maria do Carmo, 46, comenta que a cozinha está pronta para receber aqueles que precisarem. "Nós já estamos com freezer cheio, comida pronta para dar àqueles que mais precisam. Para mim é um prazer contribuir para alimentar as pessoas", diz.


A Cozinha Comunitária Helena Alves de Andrade presta homenagem a mãe de nove filhos que dedicou 28 anos de sua vida à profissão de merendeira. Acolhedora e atenciosa, Dona Helena Merendeira, falecida aos 79 anos, em janeiro de 2019, receberá da sua cidade natal uma homenagem pela dedicação que sempre demonstrou por seu ofício.


Outras cozinhas comunitárias já foram inauguradas em Catende, Manari, Santa Cruz da Baixa Verde, Mirandiba, Solidão, Tuparetama, Amaraji, Camutanga, Ferreiros, Salgadinho, Sanharó, Saloá, Quipapá, Chã Grande, Carnaíba, Cabo de Santo Agostinho, Lagoa do Ouro, João Alfredo e Brejão.


“O objetivo do Governo do Estado é levar equipamentos como este, que contribuem para a segurança alimentar e nutricional da população mais vulnerável, ao maior número possível de municípios pernambucanos. E assim vamos continuar fazendo. Quero parabenizar São Vicente Férrer pela sensibilidade e carinho colocados em sua Cozinha Comunitária”, diz Carlos Braga, secretário executivo de Assistência Social.


Participaram da agenda os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Túlio Vilaça (Casa Civil), Alessandro Carvalho (Defesa Social) Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura) e o executivo Carlos Braga (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude, prevenção à violência e às Drogas). O deputado estadual William Brigido e os prefeitos Xisto Freitas (Aliança), Talita de Doda (Camuntanga), Antônio Cassiano (Condado), Paquinha (Macaparana), Guiga Nunes (Vicência), Dió Filho (Riacho das Almas), Janjão (Bom Jardim), Eduardo Honório (Goiana), Juarez da Banana (Machados) e Paulo Batista (Itamaracá) também compareceram.


Foto: Miva Filho/Secom


Commentaires


bottom of page