top of page

CAIXA CULTURAL RECIFE APRESENTA O ESPETÁCULO “A INVENÇÃO DO NORDESTE”

2 days ago
1 min read

A CAIXA Cultural Recife recebe, de 15 a 24 de outubro, a temporada do espetáculo “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin, do Rio Grande do Norte.  As apresentações são de quinta a sábado, sempre às 19h30, com patrocínio da CAIXA. 


O texto propõe uma reflexão sobre as imagens construídas historicamente a respeito da região e sobre a maneira como os estereótipos continuam sendo reproduzidos no imaginário coletivo. Com direção de Quitéria Kelly, a peça parte de situações vivenciadas pelos integrantes do grupo durante a circulação do espetáculo por diferentes regiões brasileiras para investigar como o Nordeste é visto, representado e, muitas vezes, reduzido a determinadas imagens e lugares-comuns.


A montagem, que estreou em 2017, nasceu do interesse do Grupo Carmin em investigar questões relacionadas à identidade nordestina e às formas de representação da região. Ao longo dos anos, o espetáculo foi sendo atualizado a partir das observações registradas em diferentes estados por onde passou.


Em cena, o grupo utiliza o humor como ferramenta de provocação e reflexão, colocando em perspectiva discursos, comportamentos e imagens frequentemente associados ao Nordeste. A proposta é incentivar o público a questionar as representações construídas sobre a região e que ainda influenciam a forma como ela é percebida.


As apresentações na CAIXA Cultural Recife contarão com recursos de acessibilidade, com intérpretes de Libras, aos sábados, e bate-papo após os espetáculos também com Libras.

 
 
 

Comments


bottom of page