top of page

Caruaru sedia plenária nacional das juventudes sobre mudanças climáticas em preparação para a COP30

  • blogdajaciara
  • 22 minutes ago
  • 1 min read


Nos dias 28 e 29 de julho, Caruaru sediou a Plenária das Juventudes nos Biomas – Caatinga, evento nacional preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). A iniciativa reuniu jovens de diversos estados que vivem e atuam no único bioma exclusivamente brasileiro, com o objetivo de discutir políticas públicas e construir propostas que serão levadas à conferência internacional, em Belém, no Pará.


Promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com o apoio da Prefeitura de Caruaru, o evento contou com a presença da prefeita em exercício, Dayse Silva; da secretária executiva de Assistência Social e Combate à Fome de Caruaru, Tassiana Falcão; da secretária estadual da Criança e Juventude de Pernambuco, Yanne Teles; e da Campeã da Juventude pela COP30, Marcele Oliveira.


A plenária integra uma série de encontros realizados em todos os biomas do país: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Ao longo da programação, foram promovidas rodas de diálogo e debates que abordaram temas como justiça territorial, racismo ambiental, acesso à água e preservação dos biomas.


Ao final das atividades, foram escolhidos dois representantes da Caatinga para integrar a delegação oficial da juventude brasileira na COP30: o professor Hugo Dutra, de 25 anos, natural de Guarabira (PB), e a estudante Ana Luísa, de 17 anos, de Itaberaba (BA).


“Para vir para cá já foi muito difícil; da Bahia, só vim eu. E ser selecionada para representar o meu bioma foi um momento de muita felicidade. Eu não vejo meninas negras da periferia nesses espaços, e ter essa oportunidade de estar lá e falar pelo meu território é motivo de extrema alegria e gratidão", afirmou Ana Luísa.

 
 
 
bottom of page