• blogdajaciara

Doação de órgãos e tecidos é tema de capacitação no HRA


O Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, realiza capacitação para os profissionais de saúde que atuam no atendimento a pacientes críticos. A iniciativa e uma parceria com a Organização à Procura de Órgãos (OPO) e acontece nesta terça e quarta (10 e 11), abordando o processo de doação de órgãos e tecidos.


Os participantes receberão orientações sobre o tratamento adequado do doador elegível nos casos de morte encefálica; auxílio aos familiares devido à perda; além das condutas que devem ser seguidas para a doação de órgãos e tecidos para transplantes.


De acordo com Durcival da Silva, coordenador do NEP, o tema é delicado e precisa ser trabalhado constantemente. “Sabemos que a doação de órgãos ainda é um tema que enfrenta tabus na sociedade, principalmente, por falta de informação. Além disso, algumas vezes, os órgãos e tecidos são perdidos pela avaliação inadequada dos possíveis doadores. As capacitações servem justamente para isso, atualizar a formação dos profissionais para realizar ações corretas e ajudar a salvar vidas”, explicou.


O evento será realizado no auditório da unidade, para pequenos grupos, seguindo todos os protocolos de segurança, devido à pandemia da Covid-19.