top of page

Encontro socioassistencial celebra os 35 anos do ECA e homenageia rede de proteção em Caruaru

  • blogdajaciara
  • 4 hours ago
  • 2 min read


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, realizou, nessa segunda-feira (14), o Encontro Socioassistencial de Proteção a Crianças e Adolescentes, em alusão aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento reuniu profissionais da assistência social, conselheiros tutelares, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru - COMDICA e demais integrantes da rede de proteção, para reforçar a importância do ECA como marco legal e político na garantia de direitos da infância e adolescência no Brasil.


“Celebrar o ECA é reconhecer o quanto avançamos, mas também é renovar nosso olhar e nossas práticas para que nenhuma criança ou adolescente tenha seus direitos negligenciados", destacou a secretária de Assistência Social e Combate à Fome de Caruaru, Katiuska Lopes.


O momento também foi uma oportunidade de valorizar o empenho dos profissionais envolvidos nas estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil (AEPETI), ao abuso e exploração sexual e ao consumo de álcool e outras drogas, além de outras situações de risco durante o São João 2025.


"A rede de proteção de Caruaru tem sido referência nesse enfrentamento. Hoje celebramos juntos esse esforço coletivo e reafirmamos que proteger a infância é uma escolha que precisa ser feita todos os dias”, acrescentou a secretária.


A programação contou com uma palestra sobre os 35 anos do ECA, entrega de certificados de reconhecimento a colaboradores e conselheiros tutelares que atuaram nas ações protetivas durante o período junino, além da assinatura para execução do Projeto Acolher e Proteger, uma iniciativa com foco no fortalecimento das Unidades de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes em Caruaru, garantindo acolhimento humanizado e formação continuada para as equipes.


Foto: Jorge Farias / Divulgação / PMC



 
 
 

Comments


bottom of page