• blogdajaciara

Luto na medicina com a morte de Dr. Omena



Dia muito triste, com a partida do nosso queridíssimo Dr. Omena. Impossível reunir em um post tantos adjetivos para um ser humano tão especial! Pernambuco está de luto pela perda do visionário que construiu a Casa de Saúde Santa Efigênia pensando na saúde do povo do Agreste. A bela trajetória de vida de Dr. Omena é inspiração para todos nós. Um homem de fala mansa... gentil, mas de grandes atitudes.


Severino Ferreira de Omena completaria 88 anos no dia 25 de novembro e ao longo da vida escreveu uma bela história. Casado com dona Ivanise Omena, teve quatro filhos: Lúcio, Luciana, Isabella e Sérgio (já falecido). Formado em Medicina pela UFPEU, em 1964, mudou-se para Caruaru no ano seguinte para trabalhar na maternidade do Hospital São Sebastião. Abriu consultório particular e logo conquistou uma grande clientela da região. Foi pioneiro na implantação do serviço de prevenção do câncer uterino no interior do Estado. Idealizou e fundou, em sociedade com outros médicos, a Casa de Saúde Santa Efigênia, inaugurada em 1981. O hospital se tornou referência trazendo para o Agreste serviços pioneiros que revolucionaram a medicina local e transformaram a cidade no 2º polo médico de Pernambuco.


Natural de Altinho, recebeu Título de Cidadão Caruaruense em 1974. Embora tenha conquistado tanto prestígio, o aniversariante não perdeu a simplicidade. Mesmo morando na cidade, nunca se desligou da vida no campo e casa da família, no Sítio Taquara, era seu refúgio preferido. Ele faleceu na madrugada desta sexta-feira (08), em sua residência. O parque dos Arcos será o local do velório, a partir de logo mais às 12h e sepultamento às 16h. Os amigos que queiram homenagear Dr. Omena, podem enviar enxovais de bebês, ao invés das tradicionais coroas de flores.


Meus sinceros sentimentos aos familiares.