top of page

Projeto da Alepe de formação de lideranças políticas é finalista em concurso da Unale


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) é finalista da 2ª edição do Prêmio Unale “Assembleia Cidadã” que acontece nesta semana durante a 24º Conferência Nacional União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A Alepe concorre com o “Lideralepe”, programa de formação de novas lideranças, na categoria Projetos Especiais.


Os vencedores serão anunciados durante o evento que ocorrerá de forma híbrida, sendo presencial de 24 a 26 de novembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A entrega da premiação será no dia 26 deste mês. O “Lideralepe” concorre com iniciativas das Assembleias de Santa Catarina, que apresentou o “Observatório da Violência contra a Mulher”, e de Goiás, com o projeto “Politizar'”.


Em 2019, a Alepe venceu o mesmo concurso com o “Alepe Acolhe”, iniciativa que tem por objetivo promover cursos de qualificação profissional e vagas de estágio a jovens que aguardam adoção em casas de recolhimento do Estado.


O concurso “Assembleia Cidadã” premia em três categorias: Gestão, Atendimento ao cidadão e Projetos Especiais. A ideia é incentivar projetos que busquem a humanização do serviço público do Poder Legislativo. Na categoria de “Projetos Especiais”, a Unale premia os trabalhos que tratam de ações diretamente ligadas à vida do cidadão, fora das ações do parlamento.


O “Lideralepe” foi lançado em abril deste ano. O programa de formação de novas lideranças incluiu cursos, capacitações, palestras e simpósios, todos oferecidos gratuitamente. A primeira edição foi direcionada a vereadores, prefeitos, lideranças comunitárias, estudantes e interessados pelo tema, e contou com 703 participantes, 17 turmas concluídas e 467 certificados emitidos. As aulas aconteceram de forma, por conta da pandemia do coronavírus, e atenderam todas as regiões do Estado.


A programação teve cursos de Desenvolvimento de Lideranças; Planejamento Estratégico do Mandato Parlamentar; Comunicação Política e Comunicação Oral de Líderes. A meta é formar 1.200 alunos até o final de 2022.


Pioneirismo - O primeiro curso do “Lideralepe” foi promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia de Pernambuco em parceria com o curso de Ciências Políticas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Para o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), o fato de o Poder Legislativo estadual ser finalista do concurso “Assembleia Cidadã” mostra que a “Casa está no caminho certo, com o foco voltado para a população”. “Ficamos felizes de novamente estarmos na final, onde temos a oportunidade de, pela segunda vez, sermos reconhecidos por um trabalho desenvolvido em prol da sociedade. Procuramos envolver a população em nossas iniciativas e com o ‘Lideralepe’ não foi diferente. Uma ação extremamente exitosa, que contribui para o desenvolvimento da boa política", disse Eriberto.


O superintendente da Escola do Legislativo (Elepe), José Humberto, recebeu a notícia da com entusiasmo. “Estamos orgulhosos de sermos finalistas com o ‘Lideralepe’ num concurso da Unale, o maior evento legislativo da América Latina. Um projeto exitoso que já virou referência para outras Casas Legislativas. Agradeço a todos os colaboradores que abraçaram essa ideia”.


Os vencedores do concurso “Assembleia Cidadã” receberão R$ 20 mil para custear a expansão de projetos, além de um troféu e o direito de usar o selo que dá nome à competição.

bottom of page