top of page

Raquel participa de lançamento do Ranking de Competitividade dos Municípios



A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, esteve, na manhã desta segunda-feira (22), no evento de lançamento do Ranking de Competitividade dos Municípios 2021, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A chefe do Executivo municipal participou do painel “O que o Ranking diz sobre os serviços públicos na sua cidade?”, apresentando dados importantes. Hoje, Caruaru subiu 11 posições no Ranking dos Municípios, apenas em 2021. No indicador de destinação do lixo, a cidade ocupa a liderança geral do levantamento. Além disso, o município ocupa a 3ª colocação entre os municípios do G100.


Em sua fala, Raquel fez um panorama apontando a problemática do lixo no Brasil e em Pernambuco, fazendo um comparativo de como a questão é tratada em Caruaru. “O Brasil é um dos países que mais geram lixo no mundo e cuja destinação final desses resíduos deveria receber tratamento com soluções economicamente viáveis. Em Pernambuco, por exemplo, em seu último levantamento, o Tribunal de Contas do Estado aponta que 71 cidades, cerca de 38,6%, continuam agindo em desrespeito ao meio ambiente”, pontuou.


Em Caruaru, Raquel lembrou que, em janeiro 2017, o aterro sanitário do município encontrava-se em colapso, com previsão de atingir a capacidade máxima de destinação de resíduos sólidos urbanos em fevereiro daquele ano. “Foi necessário elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ainda em 2017, através de estudos que estratificam a composição do lixo da cidade. A partir disso, investimentos em equipamentos destinados ao tratamento dos resíduos começaram a ser realizados em Caruaru. Construímos Ecoestações, galpão de triagem todo equipado, com esteiras, prensas e empilhadeiras, para implementação da coleta seletiva no município, e uma série de parcerias. E pela primeira vez na história da cidade, alcançamos 100% do ICMS socioambiental, gerando receita para o município, em média no valor de R$ 250.000,00 mensais, além de uma série de empregos diretos e indiretos”, comemorou a gestora.

bottom of page