Alcançando repercussão internacional, o curta-metragem de terror "A Botija, O Beato e a Besta-Fera" do diretor e roteirista Túlio Beat estreia esse mês na Itália e em agosto na Inglaterra. Protagonizado pelo ator Luciano Torres, com elenco e equipe totalmente caruaruense, o filme aborda as tradicionais histórias de botija tão comuns no Nordeste brasileiro e leva a cultura do agreste pro mundo.
Ainda sem previsão de estreia no Brasil, o filme terá exibição online somente em agosto no International Fortean Film Festival, em Gloucester, na Inglaterra. Já em junho, o curta participou das mostras presenciais do Metropolis International Film Festival que aconteceu em Milão, na região da Lombardia ao norte da Itália, sendo considerado a 04 prêmios nas categorias Best Director para Túlio Beat, Best Soundtrack, Best Make-Up & Hairstyling para Paulo Conceição e Best Actor para Luciano Torres.
O curta-metragem tem roteiro e direção de Túlio Beat, fotografia, cor e edição de Paulo César Araújo (Aliança Audiovisual); maquiagem, figurino e efeitos de maquiagem de Paulo Conceição; trilha sonora original por cizou José e Túlio Beat; assistência de produção por Victoria Melo; produção musical por Paulo Conceição; e no elenco estão Luciano Torres (beato), Eryka Vasconcelos (esposa), Denzyus Oliveira (besta-fera), Ericks Moraes (filho), Zi Rodrigues (mãe), Bob Gomes (retirante).
Túlio Beat é produtor cultural caruaruense, representante do Audiovisual em Caruaru-PE no Conselho Municipal de Cultural, diretor audiovisual, roteirista, ativista LGBTQIA + e diretor artístico da Cia Bacurau Cultural. Atua na produção do Festival de Cinema de Caruaru, na produção do FestCine Itaúna - Festival de Cinema Universitário e Estudantil de Itaúna e do FESTIC - Festival de Esquetes e Teatro Infantil de Caruaru.
"A Botija, O Beato e A Besta-Fera" foi realizado por meio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, com apoio da Prefeitura de Caruaru, Governo do Estado de Pernambuco, com Produção cultural da Cia Bacurau Cultural.
Comentários