• blogdajaciara

Prefeitura de Caruaru sementes e equipamentos para fortalecimento da Agricultura


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entregou, na manhã desta quarta-feira (16), novos equipamentos agrícolas para uso na Agricultura Familiar. Ao todo foram entregues duas caminhonetes do modelo pick-up, seis ensiladeiras, oito freezers, 40 barracas de feira, além de 400 unidades de caixas plásticas para transporte de mercadorias. Também foi iniciada a entrega de 17 toneladas de sementes, sendo sorgo, feijão e milho. A iniciativa, que beneficiará duas mil famílias, busca ampliar as ações de fortalecimento da zona rural.


Para a Prefeita Raquel Lyra, a entrega simboliza o empenho da gestão em deixar o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural ainda mais próximo dos agricultores, fortalecendo cada vez mais a Agricultura Familiar. “A nossa zona rural recebeu um grande reforço. Entregamos hoje duas caminhonetes pick-ups, que serão destinadas ao trabalho de assistência técnica e extensão rural, apoiando as ações de agroecologia, acompanhamento aos produtores familiares e a grupos que produzem para programas como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, disse.


Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Bruno França, a entrega dos novos equipamentos vai agilizar o trabalho que é realizado na zona rural, bem como facilitará o escoamento da produção agrícola dos produtores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).


“Esses equipamentos irão dar suporte à secretaria, que é uma das que mais oferecem serviços à população. Também vão melhorar as condições de trabalho dos servidores, que auxiliam no escoamento da produção agrícola do pequeno produtor e beneficiando, assim, as necessidades do homem do campo”, destacou o secretário.


PARCERIA COM O SEBRAE - Ainda durante a manhã, a Prefeita Raquel Lyra firmou parceria com o Sebrae para a realização de cursos de capacitação para 40 agricultores familiares, com o objetivo de implantar sistemas agroflorestais, certificação orgânica, bem como passar conhecimentos sobre o mercados e finanças.